Palestra sensibiliza empresários de Uruçuca sobre o Balcão do Empreendedor
Promover a disseminação de informações sobre técnicas de vendas e sensibilizar empresários e colaboradores de Uruçuca, no sul da Bahia, para as novas oportunidades que irão surgir a partir da integração do município à Lei Geral da Micro e Pequena Empresa. Estes foram os objetivos da palestra ministrada pelo consultor do Sebrae, Luiz Eduardo Guimarães Gonçalves, na noite dessa quinta-feira, dia 19 de setembro, no Clube Social da cidade, para um público de 70 empreendedores.
Com a Lei Geral sancionada no ano passado, Uruçuca está em fase de implementação, a partir da criação do Balcão do Empreendedor, espaço que vai atender exclusivamente aos pequenos negócios da cidade, além de possibilitar a formalização de Microempreendedores Individuais (MEI). A força do empreendedorismo em Uruçuca aparece nos números apresentados pelo consultor, segundo os quais, das 506 empresas instaladas, 222 são tocadas por MEI.
Sabendo da necessidade de integração dessa ação com o setor produtivo, o governo municipal já nomeou o Agente de Desenvolvimento, Ednaldo Lopes, que passa a ser o articulador e mobilizador da aplicação da Lei Geral no Município.
A expectativa do analista do Sebrae, Michel Lima, representante da coordenação regional do Sebrae na palestra, é de que “o Agente exerça a importante função de coordenar a continuidade das atividades voltadas ao desenvolvimento sustentável, articulando e fortalecendo as relações do poder público com as principais lideranças do setor provado no município”.
De posse de um Plano de Trabalho, explica a prefeita Fernanda Silva, Ednaldo Lopes vai identificar e mobilizar as lideranças públicas, privadas e comunitárias que possam colaborar com o Projeto, montar e oficializar grupos de trabalho com os representantes das instituições. “Ele deve ainda manter a articulação entre as lideranças, registrar e organizar as atividades e auxiliar o poder público municipal no cadastramento e engajamento dos empreendedores individuais”.